A questão era: “Quem sou eu e porque escolhi o jornalismo como profissão”. Deveria ser respondida em até 4.000 caracteres, com o currículo anexado. Essas eram as exigências para se fazer a inscrição no Curso Abril de Jornalismo desse ano.
Ouço falar nesse curso desde que comecei a faculdade. A Fabiana sempre comentava e eu acabei roubando o sonho dela pra mim.
Escrevi o texto com a inspiração de alguém verdadeiramente apaixonado. Contei a história desde o comecinho até os últimos dias desperançosos no fim do curso.
A resposta sairia dia 15/11 e os alunos que não fossem informados até essa data poderiam se considerar desclassificados.
O dia 15/11 passou e o sonho acabou.
Então, numa quarta-feira à tarde, uma quarta-feira à tarde qualquer eu recebo um telefonena:
-Boa tarde, é Nattércia Lima Damasceno?
- Sim...
-Aqui é schefh4whoac do CURSO ABRIL, eu poderia fazer uma entrevista com você agora?
- Cla-cla-claro!
Foi aí que tudo aconteceu. Eu esqueci que numa entrevista o que você responde pode gerar outra pergunta e foi numa dessas que eu marquei. O cara perguntou alguma coisa sobre a formação intelectual e eu disse que a leitura era importante. Então ele perguntou o que leio. Então eu respondi: sites de notícias, blogs, tenho um, inclusive e alguns livros da área de jornalismo.
-Ah, você tem um blog? Qual o endereço pra eu acessar aqui?
Lá se foi minha chance...Juro que eu pensei em dar o endereço de muitos blogs que eu leio ( menos o do Helder), mas agora não tinha mais jeito. Disse.
(silêncio)
- Então...Eu queria deixar claro que é uma linguagem informal e que não reflete diretamente o que eu aprendi nesses quatro anos de faculdade..
- OK.
(silêncio)
- Mas então, você pratica esportes? O que gosta de fazer pra se divertir? Gosta de alguma revista da Editora Abril? Qual?....
E lá fui eu respondendo tudinho...
Quando pensei que já tinha terminado...
-Ah, você poderia ler um post em voz alta pra mim, por favor?
- Oi?
- O texto ‘da vida dura’. Você poderia ler?
*Pronto, o cara vai pensar que eu sou à toa e odeio trabalhar. Foi-se
-OK
E li, né, amigos? Fazer o quê...
A resposta da segunda fase saiu do dia 10. Não passei. Não havia contado pra quase ninguém sobre essa entrevista, porque não quis alimentar minhas expectativas nem criá-las em outras pessoas, que, acreditem, torcem por mim.
Enfim, não consegui, mas fiquei com o gostinho do segundo lugar...Não aquele amargo segundo lugar, mas o da máxima “O importante é participar”. Eu aqui, nesse longínquo e esquecido Estado, fui lembrada e tive uma chance. Já fico feliz com isso e, pelo menos, me rendeu um post :D
*Quem me ligou foi o sr. Edward Pimenta, editor do Curso Abril de Jornalismo. Na hora fiquei tão nervosa que nem ouvi o nome do homem.
6 comentários:
Se tivesse falado o meu blog, hoje seria editora-chefe da revista das Meninas Super-Poderosas.
Sendo bem franco, não acho que o conteúdo do seu blog tenha sido o culpado. Eu acho que o cara só queria experimentar da sua fluência de escrita, ainda que coloquial, pois isso diz muito. E ainda assim, devo lhe dizer que você escreve muito bem. Pense que milhares de jovens "focas" como você estavam concorrendo juntos. Sua hora chega, menina. Beijo.
ainn que feliz naterrrcia
;D
gosto do jeito que tu escreve!
te vejo falando sei lá
ejoiahjia
:*
vo te linkar!
vc é q nem eu, nao gosta de falar das coisas nao certas com medo de criar expectativas, o problema é q eu sempre crio do mesmo jeito
rsrs
ah, e nao fica achando q seu blog te condenou nao
esse curso nem estaria valendo a pena então se o motivo fosse esse
=*
Afe afe...
e eu já pensando q ia ter uma amiga q trabalha na Abril...
Mas nem se preocupe se num aconteceu é porque não tinha de acontecer mesmo...
E qunato ao blog.. tu sab q eu adoro o jeito q vc escreve ne? já t falei isso.. parece q vc ta do meu lado contando uma história.
Hem... ¬¬ como foi a festa? foi vestida como? nem fui :0(
Bjus
pooooooooooooooorra deda, como é que tu fala do teu blog pra ele?
[só pra diferenciar dos comentários que dizem que o blog não foi culpado! haha]
ah, que é isso.
você não precisa da abril, eles que precisam de você.
e se não deu, outra melhor vai querer!
é só ter paciência! ;*
Postar um comentário