quinta-feira, abril 19, 2007

A índia do dia

Eu sou índia. A partir de hoje assumo a identidade étnica. Ainda não decidi a tribo, mas tava mais do que na hora de assumir...
Acreano tem um problema com isso, sabe? É praticamente um insulto quando alguém do Brasil se refere a nós como índios.
"Ah, no Acre? Aquela terra que só tem índio?"
Aí é só esperar um palavrão do tamanho do mundo ou comentários bem elaborados, como os que eu sou obrigada a ler na comunidade que tomo conta.
Que bes-tei-ra!
Existem 14 tribos nessa terra de Galvez e o povo não consegue aceitar que isso tá no sangue. Tem gente que veste a camisa e usa a roupa da grife indígena só pra fazer uma média, já que elas são bem carinhas. Tem gente que menospreza e coloca a culpa da Funai. E tem gente que diz que eles deveriam voltar pro meio do mato, se no meio do mato já estamos nós. Olha em volta!
E não me venham com história de "civilização", que esse conceito é furado ( é nessa parte do texto que entraria uma bela argumentação com embasamento teórico, mas eu não lembro o nome do autor e tô com preguiça).
O negócio agora é gritar "Tu-iu-iu-iu-iu, sou curumim iêiê"

E eu só escrevi esse texto porque hoje é o Dia do Índio, claro!

Aliás, não sei como ainda não inventaram uma desculpa pra se trocar presentes nesse dia...Eu tô bem querendo um cocar novo.

Nenhum comentário: