domingo, dezembro 16, 2007

a culpa é do blog

A questão era: “Quem sou eu e porque escolhi o jornalismo como profissão”. Deveria ser respondida em até 4.000 caracteres, com o currículo anexado. Essas eram as exigências para se fazer a inscrição no Curso Abril de Jornalismo desse ano.
Ouço falar nesse curso desde que comecei a faculdade. A Fabiana sempre comentava e eu acabei roubando o sonho dela pra mim.
Escrevi o texto com a inspiração de alguém verdadeiramente apaixonado. Contei a história desde o comecinho até os últimos dias desperançosos no fim do curso.
A resposta sairia dia 15/11 e os alunos que não fossem informados até essa data poderiam se considerar desclassificados.
O dia 15/11 passou e o sonho acabou.
Então, numa quarta-feira à tarde, uma quarta-feira à tarde qualquer eu recebo um telefonena:

-Boa tarde, é Nattércia Lima Damasceno?
- Sim...
-Aqui é schefh4whoac do CURSO ABRIL, eu poderia fazer uma entrevista com você agora?
- Cla-cla-claro!

Foi aí que tudo aconteceu. Eu esqueci que numa entrevista o que você responde pode gerar outra pergunta e foi numa dessas que eu marquei. O cara perguntou alguma coisa sobre a formação intelectual e eu disse que a leitura era importante. Então ele perguntou o que leio. Então eu respondi: sites de notícias, blogs, tenho um, inclusive e alguns livros da área de jornalismo.

-Ah, você tem um blog? Qual o endereço pra eu acessar aqui?

Lá se foi minha chance...Juro que eu pensei em dar o endereço de muitos blogs que eu leio ( menos o do Helder), mas agora não tinha mais jeito. Disse.

(silêncio)

- Então...Eu queria deixar claro que é uma linguagem informal e que não reflete diretamente o que eu aprendi nesses quatro anos de faculdade..

- OK.

(silêncio)

- Mas então, você pratica esportes? O que gosta de fazer pra se divertir? Gosta de alguma revista da Editora Abril? Qual?....

E lá fui eu respondendo tudinho...

Quando pensei que já tinha terminado...

-Ah, você poderia ler um post em voz alta pra mim, por favor?
- Oi?

- O texto ‘da vida dura’. Você poderia ler?

*Pronto, o cara vai pensar que eu sou à toa e odeio trabalhar. Foi-se

-OK

E li, né, amigos? Fazer o quê...

A resposta da segunda fase saiu do dia 10. Não passei. Não havia contado pra quase ninguém sobre essa entrevista, porque não quis alimentar minhas expectativas nem criá-las em outras pessoas, que, acreditem, torcem por mim.
Enfim, não consegui, mas fiquei com o gostinho do segundo lugar...Não aquele amargo segundo lugar, mas o da máxima “O importante é participar”. Eu aqui, nesse longínquo e esquecido Estado, fui lembrada e tive uma chance. Já fico feliz com isso e, pelo menos, me rendeu um post :D

*Quem me ligou foi o sr. Edward Pimenta, editor do Curso Abril de Jornalismo. Na hora fiquei tão nervosa que nem ouvi o nome do homem.

6 comentários:

Helder Cavalcante Jr. disse...

Se tivesse falado o meu blog, hoje seria editora-chefe da revista das Meninas Super-Poderosas.

Kemis disse...

Sendo bem franco, não acho que o conteúdo do seu blog tenha sido o culpado. Eu acho que o cara só queria experimentar da sua fluência de escrita, ainda que coloquial, pois isso diz muito. E ainda assim, devo lhe dizer que você escreve muito bem. Pense que milhares de jovens "focas" como você estavam concorrendo juntos. Sua hora chega, menina. Beijo.

Thalyta França disse...

ainn que feliz naterrrcia
;D
gosto do jeito que tu escreve!
te vejo falando sei lá
ejoiahjia

:*

vo te linkar!

Samuel Bryan disse...

vc é q nem eu, nao gosta de falar das coisas nao certas com medo de criar expectativas, o problema é q eu sempre crio do mesmo jeito
rsrs

ah, e nao fica achando q seu blog te condenou nao
esse curso nem estaria valendo a pena então se o motivo fosse esse
=*

Anônimo disse...

Afe afe...
e eu já pensando q ia ter uma amiga q trabalha na Abril...

Mas nem se preocupe se num aconteceu é porque não tinha de acontecer mesmo...

E qunato ao blog.. tu sab q eu adoro o jeito q vc escreve ne? já t falei isso.. parece q vc ta do meu lado contando uma história.

Hem... ¬¬ como foi a festa? foi vestida como? nem fui :0(


Bjus

j.artur disse...

pooooooooooooooorra deda, como é que tu fala do teu blog pra ele?
[só pra diferenciar dos comentários que dizem que o blog não foi culpado! haha]

ah, que é isso.
você não precisa da abril, eles que precisam de você.
e se não deu, outra melhor vai querer!
é só ter paciência! ;*