quarta-feira, abril 30, 2008

das quartas de mudança

Esquadrão da moda


Agora inventei um compromisso inadiável para o meio da semana: as quartas de mudança do Discovery Home & Heatlh (por isso não me liguem entre 18h e 22h!)
Vejamos a programação:

Modelo por um dia
Eles escolhem uma mulher com auto-estima lá no fundo do poço, levam-na para um estúdio, deixam-na experimentar 317 roupas de marcas famosas que ela nunca vai poder ter, convidam um daqueles maquiadores milagrosos, que já maquiou famosas como Mariah Carey e Beyoncé, escolhem um cenário e fazem uma sessão de fotos com um fotógrafo super empolgado que deixa a mulher se sentindo a própria Gisele Bündchen. Dias depois levam a...er... ‘modelo’ para Times Square e ta lá a foto dela estampada numa das avenidas mais famosas de Nova York. Simples assim.

10 anos mais jovem
Esse é o seguinte: o programa escolhe um homem ou uma mulher com aparência descuidada, arrasada, desleixada e o (a) colocam em uma cabine transparente, à prova de som, em um lugar movimentado. Aí o apresentador entrevista umas 100 pessoas e pergunta qual a idade que a pessoa da cabine tem. Depois disso eles vão pro estúdio e o programa faz a média de idade que deram pra pobrezinha. Aí, meu amigo, é lutar pra fazer a mulher 10 anos mais jovem. Vale tudo: uma aplicação de botox ali, uma limpeza de pele aqui, colocam uns dentes que estão faltando, clareiam os que sobraram, cortam cabelo, compram roupas novas e voilà! A quarentona se transforma em uma trintona novinha em folha. Aí volta pra cabine, entrevistam mais 100 pessoas, fazem uma nova média e pronto: 10 anos mais jovem! (pelo menos naquele dia)

Esquadrão da moda
Esse eu acho meio sacanagem, mas as pessoas indicadas realmente precisam mudar. Um amigo, irmão, vizinho, primo distante indica uma pessoa que se vista mal, esteja fora de moda ou fora de qualquer padrão aceitável pela sociedade, como usar meias compridas com listras coloridas para ir trabalhar.
Então eles fazem um vídeo secreto por uma semana pra mostrar como ela se veste no dia-a-dia e mandam para o programa.
Aí a dupla dinâmica Stacy e Clinton entra em ação e aborda a vítima no trabalho, por exemplo. Eles avisam que ela foi indicada a participar do programa porque se veste mal e a obrigam a uma sessão tortura com a exibição do vídeo secreto. Depois perguntam se ela aceita participar da transformação e oferecem um cartão de crédito com US$ 5.000 para ela gastar em roupas, mas, em troca, ela tem que entregar seu atual guarda-roupas. Tem gente que fica puta da vida com a ‘brincadeira’, mas com uma câmera na cara e um cartão com cinco mil, elas acabam aceitando.
Aí ela recebe regras de roupas mais adequadas para cada ocasião e para o tipo de corpo que tem e vai às compras. Depois passa por uma reforma de cabelo e maquiagem e ta prontinha. Os parentes organizam uma festa e ela chega toda de visual novo pra comprovar o sucesso da experiência.

Não gosto dos reality show do tipo BBB, mas passo horas em frente à TV assistindo esses ‘antes e depois’ que os americanos idolatram.
No Brasil esse tipo de programa também tem dado resultado. O Lar Doce Lar do Caldeirão do Huck não passa de uma cópia modesta do Extreme Makeover do People & Arts e o Troca de Família é igual que o Troca de Esposas do mesmo canal.
Se daqui uns dias vcs virem algum programa novo no formato de algum desses descritos ali em cima, não será mera coincidência, mas a fórmula do sucesso.

Nenhum comentário: