quarta-feira, abril 30, 2008

Saiba como transformar seu blog em um sucesso da Internet

por Lilian Ferreira UOL Tecnologia

Em meio a mais de 110 milhões de blogs no mundo inteiro e novas tecnologias surgindo a cada momento, você pensa em como se destacar na multidão. O UOL Tecnologia buscou a opinião de blogueiros famosos —que ensinam as táticas que deram certo, intencionalmente ou não— e também de especialistas que explicam como aumentar a visibilidade de seu blog nos sites de busca.

Conteúdo sempre novo: "Post e pão, tem que ser quentinho". Eis a primeira dica de Rosana Hermann, que toca o blog Querido Leitor. Os internautas querem sempre novidades para voltar ao blog. Se eles entram uma, duas vezes e está sempre o mesmo post, o interesse acaba. (Já perdi pontos aqui)

Juca Kfouri conta que virou escravo de seu blog. Ele posta até oito vezes por dia para "dar conta" de toda a audiência e passar para os leitores o que eles esperam de seu blog. "Os internautas aguardam meus comentários após os jogos". (Mas esse é o segundo post do dia. Avance uma casa)

Uma saída é deixar claro que os posts seguem uma periodicidade —de preferência, no máximo, semanal— para que as pessoas saibam quando voltar e encontrar novidades.

Linguagem fácil e rápida: "Escrever textos curtos é o ideal. Se forem muito longos, que sejam divididos em parágrafos curtos e com subtítulos", ensina a blogueira Liliane Prata. Ela destaca ainda que "ninguém tem paciência de ler um texto mal escrito", então, preocupe-se com gramática, coesão e didatismo. "Se você escreve um texto sobre como o Evandro é legal, o leitor não é obrigado a saber que o Evandro é seu namorado", completa. (E lá se vão mais alguns pontos, porque tô deixando o texto mais longo com esses comentários 'abéis'. Mas eu não poderia deixar de compartilhar essa fórmula de sucesso com meus amigos blogueiros. Não quero ser famosa sozinha, né?)

"A audiência do blog foi a maior surpresa da minha vida", diz Juca Kfouri. Ele começou a blogar para ter uma "coluna" no UOL e quando viu o sucesso não soube explicar a razão. A linguagem ligeira, em frases curtas e espaçadas, é apontada como um dos diferenciais.

Permanente interação com os visitantes: "O ponto principal do blog é interagir com o público", afirma Fernando Meligeni, o Fininho, ex-jogador de tênis, que tem há nove meses o Blog do Fininho. Ele diz que sua principal intenção no blog é colocar as pessoas para discutir temas —e não dar uma opinião final sobre o assunto. "Tento mostrar que não sou o dono da verdade e gosto que os leitores escolham o que querem ouvir. Vou de acordo com o comentário". Assim, ele aproveita os comentários no blog como sugestão para novos posts.

O relacionamento com o internauta tornou-se pessoal para Juca. Ele explica que o principal do blog é a troca de idéias e aproximação entre autor e leitor. "Semana passada, até disse que não poderia postar porque estava com um problema particular e acabei preocupando vários fãs e amigos. A gente escreve o que não deveria por causa dessa proximidade".

Rosana Hermann ensina que tratar bem todos os leitores é essencial: "eles são o seu patrimônio", diz. Ela completa lembrando que se algum "verme" começar a atrapalhar o bom andamento do blog, ele deve ser eliminado. (Boa, boa...)

Uma outra dica, dada por Liliane Prata, é sempre visitar outros blogs e deixar comentários. Assim, você cria uma rede entre blogueiros que ajudam a popularizar o seu blog. (Eu já não tenho leitores fiéis e a reciprocidade de visitas pode ser comparada à periodicidade dos posts. Volte 15 casas)

Usar todas as tecnologias possíveis: Atualmente a tecnologia vem contribuindo com mais e mais ferramentas que podem ser usadas nos blogs, como vídeos, áudio, enquetes, imagens etc. Rosana Hermann destaca que todos os recursos devem ser utilizados, como postar pelo celular e até enviar uma foto com um bilhete para o blog (o que ela já fez). (Ela já, eu não. Aliás, nem sei como faz isso)

Já Fernando Meligeni apostou em uma nova modalidade. Em vez de colocar fotos e vídeos relacionados ao tema, ele gravou um vídeo com seu comentário, publicou no Videolog e postou no blog. "A repercussão foi incrível, em poucas horas já tinha mais de 100 comentários", conta, entusiasmado com as novas possibilidades. (ô lôco, meu!)

Responsabilidade: O blog é responsabilidade do dono, por isso, ele deve monitorar os comentários deixados pelos visitantes. Além disso, criar reputação é muito importante. "Se errar, conserte. Se o post for patrocinado, diga. Respeito é algo que se conquista ao longo dos anos", diz Rosana Hermann.

"Se o internauta vai até o blog é um sinal de respeito pelo seu trabalho, então você deve respeitá-lo sempre para manter um diferencial", afirma Meligeni.

Identidade - "O site deve ter uma linha editorial, mesmo que flexível", esclarece Liliane Prata. Isso é importante para criar um público fiel que tem interesse no assunto e sempre volta ao blog para se atualizar.

Fernando Meligeni sabe bem como é isso. Seu blog é voltado especialmente para o tênis, modalidade que praticava, e sabe que seu público além de se interessar por ele, também gosta do esporte. "Quem visita meu blog entende de tênis e quer saber como o Nadal deve se sair no próximo torneio", conta. (Quem visita o meu entende de coisas sugestíveis, ora bolas! Pra quê linha editorial mais definida?)
Eu incluiria ainda 'postar textos alheios sobre temas polêmicos e populares'. Isso aumenta mesmo a audiência...

7 comentários:

Vladimir disse...

É, mas dá trabalho ser pop, né? Gostei da sua linha editorial: "coisas sugestíveis". rs. Isso mesmo, Deda, me amarrei! A minha linha é quase isso: "coisas"! Pode ser? rs

Fabiana Mesquita disse...

hahaha, eu vi essa matéria hoje e jpensei: meu blog tá lascado!

Camila disse...

Meu Blog está longe de ser Pop. Valeu pelas dicas, vou tentar segui-las. A criatividade nos meus post estam míninas, mas tenho esperança que ela aumente com o tempo! Rs rs rs

Jéssinha disse...

Bom, seguindo a dica da Liliane, deixo aqui meu comentário! heh :D

Será que rola uma rede acreana de blogueiros??? cruzando os dedinhos! =P
huehuheuhue

Iris disse...

Amiga, por favor, nem pense em parar com o blog por causa da audiência. Senão essa leitora fiel aqui vai ler o q?

O seringueiro Voador disse...

é por isso que posto aqui com o login do meu blog e do meu dignissimo :D, para ver se alguém se emociona e vai fazer uma visitinha pro bichinho que tá tão abandonado.

O seringueiro Voador disse...

Boa formula, pena que não tenho muita paciência pra segui-la!!!!

Gildson