Bacana a campanha publicitária da 4ª Semana da Diversidade, mas, no sentido da comunicação, de atingir o público alvo, o slogan pecou um pouco.
Será que todo mundo sabe o que é um Estado laico?
Segundo o grande óraculo, Wikipédia, "A palavra laico é um adjetivo que significa uma atitude crítica e separadora da interferência da religião organizada na vida pública das sociedades contemporâneas. Politicamente podemos dividir os países em duas categorias: os laicos e não laicos, em que nos países politicamente laicos a religião não interfere diretamente na política, como é o caso dos países ocidentais em geral. Países não laicos são teocráticos, e a religião tem papel ativo na política e até mesmo constituição, como é o caso do Irã e do Vaticano, entre outros."
Sem dúvida, essa não é a uma linguagem adequada para atingir a grande massa. Primeiro, porque a mesma mensagem poderia ter sido passada com termos mais simples, sem prejudicar a comunicação, e segundo porque foi passado o mesmo conceito em duas frases. Ou um ou outro.
Houve informação, mas não houve comunicação.
Mesmo assim, estaremos lá amanhã por um Estado laico de fato.
E It's raining man!
* Contribuições: Eliz Tessinari, superpublicitária e a jornalista Fabiana Mesquita que sugeriu um título ambíguo, que eu não coloquei por amor à vida. Ambas profissionais da Oficina da Imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário