sexta-feira, janeiro 09, 2009

O que ler? Vai a dica...

Está tarde para fazer uma retrospectiva, portanto, vou falar apenas dos livros mais interessantes que minha retina registrou em 2008:

"O Livro de Ouro da MPB" (Ricardo Cravo Albin, Rio de Janeiro: Ediouro, 2003).
Destinado a pesquisadores e amantes da música brasileira (Eu! Eu!), o livro relata a vida dos grandes nomes da MPB desde a sua origem até os dias de hoje. Não é ficção, apenas uma compilação do que foi registrado sobre esses artistas, sem complicar na linguagem e ricamente ilustrado com imagens dos arquivos da Funarte e Museu da Imagem e do Som. Destaque para a era do rádio, em que o autor busca mostrar como alguns nomes foram significativos para emplacar sucessos das marchinhas cariocas, tocadas no carnaval dos blocos até hoje.
Outra etapa importante destacada por Albin é o processo de redemotratização através das músicas engajadas de alguns cantores e bandas dos anos 1980 e 1990.
Vale a pena dar uma atenção para as sonoras 365 páginas desse livro.


"A Felicidade, Desesperadamente" (Editora Martins Fontes, 2001. 139 págs.).
Não é auto-ajuda, é filosofia. André Comte-Sponville, numa conferência-debate apresentada em 1999, nos diz que “a sabedoria é necessária por dois motivos: porque somos infelizes e porque somos mortais. Quando temos tudo para ser feliz e não somos, é porque nos falta sabedoria. E sabedoria é saber viver, aprender a viver”. A citação despertou meu interesse em ler o livro todo para de entender a visão do autor sobre como temor, esperança, verdade e sabedoria estão interligados e devem ser bem administrados por cada um de nós, para que tenhamos contentamento e a tão almejada felicidade.
O livro foi presente da Juliana Machado, e posso dizer que ela ainda merece uma boa resenha sobre ele.

Ficam as dicas.
Boa leitura e um feliz 2009!!!

2 comentários:

Nattércia Damasceno disse...

Até a Fabi deseja 'feliz 2009'. Esse mundo tá perdido mesmo...

Unknown disse...

brigado pela dica vou deixar uma tmb....o livro A Ordem é Amém de john Chelh eu li e fiquei encantada com o livro pois ele fascinante muito bom mesmo...espero que gostem!!!

eu o achei no site: www.seteseveneditora.com.br