domingo, fevereiro 10, 2008

Diário de Bordo - Capítulo I


Uma viagem planejada desde janeiro de 2007. Decidi que ia tirar uma folga depois que terminasse a faculdade, aproveitando também a situação de desempregada e a total disponibilidade de tempo. Fiz as malas e embarquei dia 18/01 rumo à Fortaleza, capital do Ceará e lugar onde você encontra um acreano a cada metro quadrado. Você se sente praticamente em casa.
Comigo iam ainda duas amigas: Patrizzia e Raquel. Eu e Patty (chamarei-a assim daqui pra frente) fomos de Gol. Um vôo cheio de escalas, barras de cereais de castanha, banana e chocolate e muuuito suco de manga e caju diet.
A viagem foi longa, principalmente depois que o cara do nosso lado começou a contar as férias dele. Frank passou dois meses em Cruzeiro do Sul, terra da esposa, e estava voltando pra Manaus. Puxou logo conversa e contou toda sua vida. Entre o trecho Porto Velho/Manaus ele fez um apanhado geral, desde como os pais deles se conheceram, passando pelo 'aí eu nasci', a infância, os irmãos, as namoradas da adolecência, o emprego, a esposa e o filho que estava a caminho. Como eu disse, foi uma lonnnga viagem. A história era até interessante, acontece que lá pelas tantas a altitude falou mais alto (ficou ótimo isso) e eu já não conseguia entender o que Frank dizia. Nem leitura labial dava jeito, então a solução foi fingir. Como eu não ouvia nem compreendia nada, mas estava ciente de que a história era emocionante, a cada espanto da Patty, que estava ao lado dele e ouvia melhor, eu completava com um "Nossa!!!". E assim a viagem seguiu e ninguém ficou magoado.

Depois de 317h de vôo, eis que chegamos ao nosso destino. Quase duas da manhã do sábado e a gente esperando o amigo da Patty para nos levar ao hotel. A essa hora acontecia no Castelão um showzaço. Ivete Sangalo, Titãs, Aviões do Forró, Ara Ketu e Fatboy Slim numa só noite, num só lugar, com um só ingresso, mas não fomos!

*A Raquel? Bom, a Raquel já tinha ido de Tam, num vôo mais cedo e estava muito bem, obrigada.

Não fomos porque já tava rolando e estávamos esgotadas. Eu só queria cama.
No hotel, que fica em uma avenida bastante conhecida de lá, nos deparamos com o quarto 305, no terceiro andar de um prédio sem elevador. Ou seja, seis lances de escadas que seriam enfrentadas diariamente. Quase voltei pra casa.
Chegando no quarto desabamos na cama. Mentira. Eu desabei. Patty inventou uma fome na madruga e ainda queria sair pra comer alguma coisa. O rapaz da recepção disse que havia um lanche bem pertinho de lá e que ficava aberto até às 3 da manhã. Felizmente a fome da Patty foi sensata e resolveu ir dormir.
Na hora de dormir cometi o maior erro da minha vida: escolhi a cama encostada no canto da parede.

*A escolha da cama deve ser cautelosa. É necessário observar a simetria do ambiente e, principalmente, se o ar-condicionado não bate direto lá. Foi aí que eu marquei.


Passei a noite sentindo um frio desgraçado, mas não tinha coragem de levantar pra desligar o ar. Primeiro porque eu não sabia de onde vinha esse frio. Era tanto cansaço e sono profundo que a impressão era que eu estava no Pólo Sul. Só conseguia lembrar da taxa do cobertor extra, cobrada pelo hotel, das mantinhas quentinhas da Bolívia (aquelas tipo flanela, com estampa infantil) e do meu edredom das Meninas Superpodedoras. Foi minha primeira pior noite.
De manhã, quase congelada e sem sangue, corro na janela pra ver o solzão cearense. Quem disse que encontro? Deparei-me com um pau d'água digno do verão amazônico e que me deixou totalmente arrasada.

Com chuva, nada de praia. A solução era explorar o local. Nos arrumamos (as três), tomamos café e fomos ver o mar. Dar um alô sem compromisso.

Andamos, andamos, andamos e na hora de voltar nos perdemos, claro!

Não lembrávamos a direção do hotel, muito menos o nome da rua que descemos. A única referência era um prédio de nome legal que até decoramos, mas quem disse que encontramos de novo?

Depois de muito andar achamos o caminho de volta e fomos dormir, né?

Vocês queriam o quê?



To be continued


2 comentários:

Pensamentos Soltos disse...

Hahahaha.... continuuuuuaaaaa!!!
Estou curiosíssima.

Beijinhos

dissonante disse...

Quero o próximo capítulo. Me diverti e viajei com você nas furadas.