segunda-feira, setembro 01, 2008

do dia-a-dia

Hospital, fila de Banco e Detran são lugares que a gente só freqüenta quando precisa. Minha carteira de motorista venceu, e, pra não perder o jargão mais famoso, deixei pra última hora.

Escolhi o pior dia pra ir: a segunda-feira de manhã. Tenho certeza que se tivesse ido na quinta-feira, às 08h36min, teria uma das primeiras senhas, mas as coisas não funcionam assim. Todo mundo resolve seus problemas na segunda de manhã e, é claro, o sistema sempre pára na segunda de manhã, geralmente na altura da senha 934, quando seu número premiado ta lá pela casa dos 50.

Nessas horas, além de ouvir música, eu presto atenção na reação das pessoas e imagino estratégias de comunicação para entreter o público.

Primeiro de tudo seria instalar um simples equipamento de som, como aqueles da Marisa & Família. Isso funciona que é uma coisa.
O mais aconselhável seria que o microfone ficasse naquela sala ao lado dos guichês, assim ninguém jogaria tomate no locutor.

Então ele poderia, calmamente, desejar um caloroso bom dia, ler uma mensagem reflexiva e só aí avisar que o bendito sistema está fora do ar.

As pessoas não entendem que o problema todo está na falta de comunicação. Quem vai ao Detran na segunda de manhã já conta com a probabilidade, inclusive, de o sistema estar fora do ar, mas custava dar um aviso coletivo e com um pouco mais de carinho?

Aí o placar eletrônico fica marcando o 934 no guichê 9 eternamente e ninguém entende nada. Até que uma moça mal-humorada levanta, pede informação e volta resmungando alto que "o sistema está fora do ar e ninguém avisa a gente".

Com o sistema de som, o cara avisaria que o tal sistema foi dar uma volta e depois disso poderia rolar um bingo, top five das músicas mais tocadas na rádio ou algo útil mesmo: orientações ao clientes, como os documentos necessários para renovar a carteira e informações gerais para não sobrecarregar o tiozinho rabugento do balcão de informações.

Agora que eu já dei essa fórmula de sucesso, algum jornalista desempregado irá copiar meu projeto, oferecer ao chefe do Detran e trabalhar lá para sempre.

Eu? Eu só quero renovar minha carteira.

6 comentários:

Daniela disse...

Teoricamente muito simples. Teoricamente.

Anônimo disse...

E vc tem carteira?

Anônimo disse...

Tá dificil até tirar a carteira com o nosso Detran...

Anônimo disse...

Tá dificil até tirar a carteira com o nosso Detran...

Anônimo disse...

Tá dificil até tirar a carteira com o nosso Detran...

Nattércia Damasceno disse...

Há cinco anos eu consegui uma. Hoje não sei como está...